Oficina de moulage e modelagem Orbitato

Objetivos: Proporcionar aos participantes o conhecimento e a prática da técnica de moulage aplicada a bases de modelos do vestuário feminino.

Quando o Orbitato iniciou suas atividades em 2007 sua primeira oficina foi Moulage e Planificação. A escolha foi acertadíssima e de lá pra cá, esta oficina já formou centenas de profissionais das principais indústrias catarinenses como Marisol, Malwee, Lunender, Cativa, Dudalina, Brandili, Elian, AMC Têxtil/Colcci, Senai (SP – RJ – SC), entre várias outras. Também já recebeu profissionais, estudantes e professores de várias regiões do Brasil.

A moulage é uma técnica perfeitamente aplicável à malha e à indústria, útil para peças estruturadas e alfaiataria. É uma técnica francesa de modelagem tridimensional. Diferente da modelagem plana, desenhada no papel, na moulage cria-se diretamente nos manequins, dando origem a roupas com acabamento e caimento perfeitos.

Manequins com as medidas padrão para diferentes tamanhos, de ambos os sexos, regulamentados pelo Inmetro permitem que a peça apareça imediatamente, em morim ou malha de baixo custo que se assemelha ao caimento do tecido a ser usado na peça definitiva, que depois de elaborado sobre o manequim, é retirado e transposto para papel gerando o molde definitivo, economizando tempo.

Sobre a oficina Moulage e Planificação do Orbitato

Objetivos: Proporcionar aos participantes o conhecimento e a prática da técnica de moulage aplicada a bases de modelos do vestuário feminino. Capacitar o aluno a transformar essas “telas de moulage” em modelagens planificadas (bidimensional) para utilização das mesmas industrialmente.

Público: modelistas e estilistas com interesse em compreender os princípios da técnica e sua metodologia de aplicação. Professores e estudantes de moda. Profissionais ligados a confecção com interesse em alinhamentos técnicos e criativos para solucionar questões de caimento e volumetria.

Data: 28 e 29 de maio de 2012
Dia da Semana: Segunda-Feira e Terça-Feira
Horário: 9h às 12h das 13h às 18h
Carga horária: 16 horas (c/ certificado)
Valor Total do Curso: R$ 750,00 (Escolha sua melhor opção de pagamento via Pagseguro)

Outras informações: contato@orbitato.com.br | 47 3395-0447 c/ Fernanda.

Materiais e Ferramentas: tesoura, fita métrica, alfinetes nº 29 (três caixas), lápis, caneta, régua (mínimo 60 cm.), esquadro grande, carretilha, cada aluno deverá ter no mínimo três metros de tecido de algodão tipo morin ou testolene, e três metros de viscose (tecido plano).

Conteúdo Programático:
1. Corpo básico com pence fundamental de busto no ombro e pence de cintura.
2. Corpo básico com pence lateral de busto e pence de cintura, pé de gola e gola colarinho.
3. Corpo básico com pence Dior lateral (busto mais cintura) e gola chinesa.
4. Corpo com recorte vertical princesa (pences de busto e cintura embutidas no recorte) e gola
5. Spencer com abotoamento duplo, com recorte deslocado como fianco (pences de busto lateral e cintura embutida no recorte) e gola semi assentada de casaco.
6. Vestido básico no viés.
7. Demonstração da planificação da tela no papel.

Ministrante Ana Lúcia Niepceron.
Arquiteta formada pela FAUSP em 1980. Na mesma época estudou modelagem e migrou da arquitetura para área estrutural têxtil atuando como modelista industrial. Na década de 90 tornou-se professora de Moulage e Modelagem dos cursos de moda das faculdades Anhembi-Morumbi, Santa Marcelina, FAAP-SP, SENAC-SP, SENAI-SP. Atualmente é docente dos cursos de pós-graduação e co-coordenadora da pós-graduação Excelência em Modelagem Têxtil do ORBITATO. Paralelamente, atua como consultora de desenvolvimento de produto com especialista na área de Moulage e Planificação. Em seu currículo estão o treinamento e a coordenação de produtos e gerenciamento de equipes das marcas C&A, Pão de açúcar, Fórum, Triton e Iódice.

« Ver Lista Completa